08 abril, 2009

"Invisões, Portugal Visto pelos Fotógrafos Franceses" no CPF

Porto, Ribeira, Julho 2007"Autor: Georges Dussaud
© Georges Dussaud
Há duzentos anos, o Norte vivia em sobressalto a invasão de Soult. Mas é da lei da guerra e da paz que os ocupantes deixem atrás de si rastos da cultura própria e outras alterações mais gratuitas do futuro. No país, que levaria o seu exército com Wellington a atravessar os Pirinéus, uma outra revolução de advogados estava já em marcha.
Por isso mesmo, este conjunto de exposições não comemora apenas as misérias e as vitórias locais do império napoleónico mas, acima de tudo, os efeitos culturais de sucessivos reconhecimentos.
A Península, respondendo com uma violência inesperada ao exército jacobino, ganhava então o seu cunho de exotismo e barbárie, - a temeridade dos bandoleiros fará eco nos libretos de Ópera, no romance oitocentista e na representação dos seus habitantes. A meados do século XIX, a pátria do Empecinado e do general Silveira era visitada pelas missões fotográficas com o mesmo olhar de descoberta que levava os fotógrafos a Marrocos ou ao Egipto.
Cabo da Europa a que o mar imenso fizera esquecer, são por vezes esses olhares franceses que fazem o país descobrir-se a si mesmo. E é esse olhar do outro que nos confronta ou que dele dá notícia, que aqui se mostra. Inclui grandes fotógrafos franceses, pretéritos ou nossos contemporâneos, todos eles incluídos na Colecção Nacional de Fotografia. Georges Dussaud, que lhe pertence, mostra-nos uma série com que tudo, aqui no Norte, parece fechar, a sua visão da cidade que mal conhecemos.
Maria do Carmo Serén, in site do CPF
"Invisões,Portugal Visto pelos Fotógrafos Franceses"
Centro Português de Fotografia
04-04-2009 a 28-09-2009

1 comentário:

cotamendes disse...

Este blog está um espanto em matéria de informação e em matéria de actualidade. Viajei por uma série de etiquetas e é impossível conseguir comentá-las uma a uma. A aprovação global é de 6 estrelas. O que vai ser preciso é muito tempo para poder explorar o blog criteriosamente.